Almanaque do Nordeste 2015 traz de previsões do tempo ao resgate da cultura popular na autoria de Genilvaldo Silva

0

 

Almanaque do Nordeste 2015 traz de previsões do tempo ao resgate da cultura popular na autoria de Genilvaldo Silva
DSCF6503 (Copy)

O Almanaque 2015 corresponde a edição de número 60 de um dos livros mais badalados em especial entre os agricultores e agricultoras familiares e pessoas mais experientes da região do sisal. O falecido Vicente Viturino de Melo foi quem começou a publicar o Almaneque e passou a patente para Genivaldo Silva. Radialista da Rádio Sisal AM, músico, sambador são apenas algumas das várias atividades desenvolvidas por Genivaldo. Na primeira página do Almanaque 2015 o autor homenageia dois agricultores familiares que faleceram em 2014, os senhores Benedito dos Pinhões- São Domingos pai dos conhecidos Marcão e Cleno e Neca de Chico da Fazenda Maragalho município de Ichú. Logo fala das previsões do tempo segundo J. Tourinho considerado m dos mais aprimorados analistas do tempo na região nordeste, que tem como base de estudo as mudanças que ocorrem na Lua Nova e na Lua Cheia. Essa edição também traz dicas de saúde e entre os vários temas abordados reserva um espaço para os artistas do povo, entre os quais os forrozeiros, grupos musicais, grupos de cantigas de roda e repentistas. Lavandeira de Valente aparece no livro Almanaque 2015 e o Caçuá Suado que é o grupo de forró pé-de- serra onde Genivaldo é o vocalista.

“Nós estamos aqui dando a nossa contribuição com as notícias da região, informações, fotos, ilustrando, ficando diferente do que foi no passado para chamar mais atenção e manter a leitura. O Almanaque tem vários pontos, como os amigos e parceiros que tem ajudado a gente a manter a estrutura porque não é fácil de publicar de se manter uma estrutura cultural, mas a gente tem feito isso, em Valente você encontra com Lavandeira repentista”. Disse Genivaldo Silva.
DSCF6630 (Copy)

Sobre o espaço dedicado aos artistas da região do sisal:

“A gente tem incentivado a cultura do samba de reis, samba de roda, de viola e tudo isso, a gente tem se esforçado para estar presente e registrar com fotos e depoimentos. O Almanaque está uma beleza”. Finaliza o autor.

Lavandeira repentista de Valente na foto ao lado do cantor evangélico e agricultor familiar José Luiz, o valentense falou para o site Informa Bahia da importância do Almanaque na preservação da cultura popular:
DSCF6505 (Copy)

“Eu acho que o conteúdo ele explica sobre o tempo da trovoado, do inverno, marca tudo, ensina remédio para os animais e vem dando certo”. Relata Lavandeira.

Divulgação da cultura:

“Isso é muito bom porque ta divulgando a cultura popular, a nossa cultura da nossa terra, eu como sou um defensor dela e faço parte da cultura apoio também o Almanaque”. Finaliza Lavandeira Repentista.

O Cantor José Luiz também curte o Almanaque:
DSCF6513 (Copy)

Durante a entrevista com Lavandeira, na Feira Livre de Valente, quem chega no momento é o cantor evangélico e agricultor familiar no município vizinho São Domingos José Luiz que gravou há pouco tempo seu mais novo CD com a música de destaque: ( O Senhor é meu Pastor), O volume 2 com 10 faixas.
José Luiz disse que também é um admirador do trabalho de Genivaldo Silva e conhece o Almanaque ha muito tempo.

Para contratar o show de José Luiz é só ligar 75 81734829
Genivaldo Silva você encontra na Rádio Sisal AM, ele apresenta o Jornal da Sisal e faz o Programa forró do Véi no final da tarde de segunda a sexta, o telefona da Rádio Sisal é 75 3262 1010
Para contratar o show de Lavandeira repentista o contato é 75 8218 8300

Informações e fotos Informa Bahia