Bahia: Eleições em Monte Santo e Cansanção serão acompanhadas pela Polícia Federal

0

Bahia: Eleições em Monte Santo e Cansanção serão acompanhadas pela Polícia Federal

policia-federal
(Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil)

Uma equipe formada por agentes da Polícia Federal (PF) chegou, na manhã de sexta-feira (13), a Monte Santo e Cansanção, municípios vizinhos localizados na região Sisaleira da Bahia, para acompanhar as eleições deste domingo (15). A PF já esteve presente visitando comitês eleitorais nas duas cidades.

De acordo com a PF, os agentes atuarão em apoio à Justiça Eleitoral, no exercício de suas funções constitucionais como Polícia Judiciária Eleitoral. No total, 4.750 policiais federais estarão mobilizados, atuando de forma preventiva e repressiva, com o propósito de garantir a segurança e normalidade do pleito e o exercício do pleno direito dos eleitores em todo o território nacional.

Mesmo antes do início oficial das ações, a PF já atende às requisições da Justiça Eleitoral e se faz presente em regiões nas quais foram detectadas situações de maior sensibilidade, histórico de conflitos e problemas relacionados a crimes eleitorais. Destacam-se as ações de combate à atuação de organizações criminosas no processo eleitoral e à desinformação devido a propagação de fake news.

A presença da Polícia Federal nessas cidades da Bahia, que compõem a Quinquagésima Zona Eleitoral, se deve a uma disputa acirrada entre as duas forças políticas tanto no município de Monte Santo quanto Cansanção, onde já foram registrados fatos violentos com suspeitas de viés político.

Por essa razão, a Juíza Eleitoral Sirlei Caroline Alves Santos solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA), providências para garantir a lisura das Eleições Municipais, temendo pela segurança, tanto dos candidatos que disputam o pleito quanto pela segurança dos próprios eleitores.

uso-de-drone
(Foto: Divulgação / PF)

Pela primeira vez, a atuação da PF nas eleições contará com o emprego de drones de alta tecnologia. A ferramenta é capaz de voar em elevada altitude de forma imperceptível e, através de câmeras de longo alcance, identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, tudo isso com imagens de alta nitidez.

Os trabalhos serão coordenados pela Polícia Federal, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional das Eleições 2020 (CICCN), instalado em Brasília. A PF irá atuar de maneira integrada com todas as Secretarias de Segurança Pública do país e outros órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na organização e segurança das eleições.

No CICCN serão acompanhadas, em tempo real, as ocorrências durante a realização dos dois turnos das eleições.

Viaturas de Cipe Nordeste e da Polícia Militar também estarão em diligências em toda parte do município.

Varela Notícias