Brasil testa ‘bafômetro’ capaz de detectar câncer em 10 segundos

0

Brasil testa ‘bafômetro’ capaz de detectar câncer em 10 segundos

IMAGEM_NOTICIA_5
Foto: Reprodução / Owlstone Medical LTD

Um aparelho, parecido com o bafômetro, criado pelo Instituto de Tecnologia de Israel para detectar câncer no sistema digestivo, será testado em voluntários de um estudo clínico iniciado nesta semana no hospital A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo. Por meio de um sopro de dez segundos, a máquina é capaz de reconhecer compostos voláteis (fenóis, álcool, gorduras, açúcares) liberados pelas células tumorais e também por outras alterações.

Segundo informações do Estadão, a capacidade do aparelho de detectar tumores ultrapassou os 70%, nos primeiros estudos. Se a máquina apontar alterações, o paciente é encaminhado à endoscopia para confirmação do diagnóstico.

O estudo no Hospital A.C. Camargo Cancer Center deve envolver 300 participantes (com e sem câncer), que vão passar pelo aparelho até o final do ano.
Até o momento, centros da Colômbia, Chile, Ucrânia e Letônia estão participando da pesquisa, intitulada VOGAS, financiada pela União Europeia.

O objetivo é comparar os perfis de compostos exalados por pessoas com e sem a doença. Os voluntários não podem usar desodorante, perfume, cigarro, chiclete e outras substâncias capazes de interferir no resultado do exame.

A TARDE