Fumaça das queimadas começa a atingir países vizinhos

0

Fumaça das queimadas começa a atingir países vizinhos

750_queimadas-fumaca-paises-brasil-pantanal-amazonia_2020920184655343
o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou uma imagem de satélite que mostra a trajetória da fumaça| Foto: Divulgação/ inpe

Já começa a atingir alguns países vizinhos a fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal, que já se estende por mais de 4 mil quilômetros da América Latina. De acordo com informações do G1, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou uma imagem de satélite que mostra a trajetória da fumaça.

Foram 26.656 focos de calor detectados na floresta amazônica em setembro. Segundo o veículo, em menos de 20 dias o número já é 34% superior ao que foi registrado no mês inteiro do ano passado.

Assim como a Amazônia, o Pantanal também tem recorde de queimadas. Em 19 dias do mês de setembro, o bioma já tem mais focos de queimadas do que a média histórica total para o mês: foram detectados 5.815 pontos, sendo que o valor histórico é 1.944 para o mês inteiro.

Ainda segundo o G1, a fumaça se desloca para países vizinhos e para o sul do Brasil. Parte de Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai já são cobertos pela nuvem cinza.

A TARDE