Jornada Pedagógica Municipal tem sucesso de público em Valente

0

Jornada Pedagógica Municipal tem sucesso de público em Valente

DSC_1274-scaled
O evento contou com a palestrante do Ministério da Educação – MEC, Aricélia Nascimento, Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Brasília – UNB

Foi realizada na noite desta segunda-feira (10), na Casa da Cultura em Valente, a abertura da Jornada Pedagógica 2020, que marca o início do ano letivo da rede pública municipal de ensino.

DSC_1244-scaled

Com o tema Educação é a base: “Inovações, curriculares e competências docentes para o século XXI”, o evento contou com a palestrante do Ministério da Educação – MEC, Aricélia Nascimento, Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Brasília – UNB, com experiência em definições curriculares na Diretoria de Currículo do Ministério da Educação.

Participaram do evento, profissionais da educação das redes públicas municipal e estadual, autoridades como o Prefeito Marcos Adriano, Secretaria de Educação Fabiana Gordiano, Vereadores e lideranças.

DSC_1251-scaled
Secretária Municipal de Educação Fabiana Gordiano falando para os presentes na jornada pedagógica

Para a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Gordiano, a jornada pedagógica é sempre um momento muito especial no contexto escolar, pois é uma oportunidade, de reunir e integrar a equipe gestora das escolas e os respectivos corpos docentes, para que possam planejar os 200 dias letivos, que neste ano serão iniciados no próximo dia 17 de fevereiro, em toda a rede de ensino. “Neste momento é preciso se atentar às formas mais democráticas de interação entre os profissionais que fazem a educação acontecer em nosso município, com o objetivo de alcançar o sucesso esperado, em mais uma empreitada educacional”, salientou a Secretária Municipal de Educação.

Ressaltou, ainda, a gestora da Secretaria de Educação de Valente, a importância da união entre os profissionais das redes municipal e estadual de educação, em Valente, destacando a importante presença dos gestores e corpo docente da rede estadual, a convite da Secretaria Municipal de Educação, nesta abertura da Jornada Pedagógica 2020 e nas oficinas a serem realizadas na sequência, por entender que educação se faz em parceria, criando redes e laços que visam assegurar uma educação de qualidade a todos que a compõem (profissionais e alunos), neste município.

Finalizando seu discurso, a Secretária Fabiana Gordiano agradeceu a presença de todos e se mostrou bastante emocionada e agradecida pela oportunidade de colaborar para a melhoria da prestação de um serviço tão importante e desafiador, como a educação, mas que ainda assim é gratificante pois contribui para que todos os envolvidos possam ser, a cada dia, pessoas melhores, buscando um mundo melhor.

O Prefeito Marcos Adriano, professor de formação, dedicado e atento às questões inerentes à educação em todo o município e fora dele, iniciou seu discurso mostrando-se muito feliz e realizado pela função de gestor municipal que lhe fora confiada, ao tempo em que ressaltou a importância da realização da Jornada Pedagógica, por tratar-se de um evento que proporciona momentos de congraçamento, reflexão e aprendizado a todos os envolvidos. Falou ainda sobre “ser professor”, afirmando com propriedade que é uma tarefa na maioria das vezes recheada de desafios e de altos e baixos, mas também de muita esperança, otimismo e convicção do dever do professor, que deve acolher a todos (alunos e colegas de profissão), abrir portas e estar sempre disposto e pronto para resistir, criar e inovar a partir das múltiplas possibilidades que o ambiente da escola proporciona. “Para nós, professores, o chão da escola é muito especial. Nele presenciamos momentos incríveis e até mágicos, vivendo, vivenciando e acompanhando com atenção e olhar responsável o desenvolvimento dos alunos, sempre imbuídos na responsabilidade e na missão de auxiliar na formação de cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel na escola, na família e na sociedade”, finalizou o prefeito.

Informações e Fotos da Assessoria de Comunicação da PMV