Lula comemora entrega de Nobel da Paz para combate à fome

0

Lula comemora entrega de Nobel da Paz para combate à fome

1_lula-552570
Durante seu governo (2003-2011), Lula recebeu diversas honrarias por sua luta contra pobreza| Foto: Reprodução/Youtube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (9) a entrega do Prêmio Nobel da Paz em 2020 para o Programa Mundial de Alimentação (PMA) das Nações Unidas, que foi laureado principalmente por seus esforços para combater a fome, uma das principais bandeiras do petista.

Em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, Lula compartilhou uma foto com o artífice do Fome Zero e ex-diretor-geral da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva.

“Hoje, o Nobel da Paz premiou o Programa Mundial de Alimentação da ONU, iniciativa voltada para a segurança alimentar no mundo. É a fome no centro do debate mundial. Uma luta do Brasil e do mundo”, escreveu o petista.

Durante seu governo (2003-2011), Lula recebeu diversas honrarias por sua luta contra pobreza, inclusive chegou a ser condecorado pela Organização das Nações Unidas com o título de “Campeão Mundial na Luta Contra a Fome”, prêmio entregue anualmente a lideranças que se destacam em combater a falta de alimentos no mundo.

Nos oito anos no poder, o petista se destacou ao conquistar reduções na fome, pobreza extrema e exclusão social.

Para Lula, “a comida é a melhor arma contra as guerras”. “Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém – é para salvar vidas”.

O PMA, que tem sede em Roma, na Itália, é a “maior organização humanitária do mundo voltada para a fome e que promove a segurança alimentar”, tendo fornecido assistência para cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países em 2019.

(Jornal do Brasil com agência Ansa)