Maioria diz que condenação de Lula foi política, diz Vox Populi

0

Maioria diz que condenação de Lula foi política, diz Vox Populi

a-pesquisa-aponta-que-40-dos-entrevistados-acham-que-os-juizes-nao-compr
A pesquisa aponta que 40% dos entrevistados acham que os juízes não comprovaram a culpa de Lula

A maioria dos brasileiros consultados em pesquisa Vox Populi/CUT acha que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve o direito de ser candidato; que a Justiça não conseguiu comprovar a culpa do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá; e que a sua condenação foi por razões políticas.

A pesquisa aponta que 40% dos entrevistados acham que os juízes não comprovaram a culpa de Lula. Outros 34% acham que os juízes provaram e 27% não souberam ou não quiseram responder.

Ainda segundo com a pesquisa, 48% dos entrevistados dizem que Lula, ou qualquer outra pessoa, tem o direito de só ser preso se a condenação for mantida pelos tribunais superiores, enquanto 28% acham que a prisão deve ocorrer imediatamente após a condenação num tribunal de recursos. Outros 24% não souberam responder.

A consulta diz ainda que 48% dos brasileiros acham que quem tem de julgar Lula é o povo, nas urnas. Outros 41% discordam e 11% não sabem ou não quiseram responder.

Aumentou de 60% para 62% entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, o percentual de entrevistados que acreditam que Lula cometeu erros, mas fez muito mais coisas certas pelo povo brasileiro e pelo Brasil. No mesmo período, caiu de 32% para 29% o percentual dos que acham que Lula errou mais.

Para 54%, dos entrevistados, Lula deveria e tem o direito de ser candidato, apesar da condenação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições. Outros 37% acham que Lula deveria ser impedido e 9% não souberam ou não quiseram responder. Ainda 52% dos entrevistados acham que Lula vai ser candidato. Outros 33% não acreditam nessa possibilidade e 15% não sabem ou não responderam. A pesquisa diz ainda que 49% acham que o ex-presidente não deveria ser preso; 36% que deveria e 16% não sabem ou não responderam. .

Para 26%, Lula só deve ser preso se for condenado pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que Lula deveria ser preso imediatamente e 12% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa CUT/Vox Populi fez 2 mil entrevistas, em 118 municípios, entre os dias 24 e 26 de fevereiro em 118 municípios brasileiros. Estratificação foi por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Jornal do Brasil