Negros são 100% dos mortos pela polícia em Salvador em 2020

0

Negros são 100% dos mortos pela polícia em Salvador em 2020

portaldocerrado-negros-sao-98-dos-mortos-pela-policia-na-bahia-numero-chega-a-100-em-salvador-adolescentes-assassinados--647x381
Dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) – Foto: Reprodução

Em Salvador, 100% das pessoas mortas por policiais em 2020 eram negras, segundo revelou a pesquisa “Pele Alvo: A cor da violência policial”, divulgada nesta terça-feira, 14, pela Rede de Observatórios da Segurança.

Além de Salvador, o ranking mostra que a totalidade de negros mortos pela polícia se repete também em Fortaleza e Recife. Os dados foram obtidos pela Rede de Observatórios da Segurança através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Teresina e Rio de Janeiro registraram, respectivamente, 94% e 90% de negros mortos pelas polícias. “Uma pergunta precisa ser respondida: como é possível explicar essa violência focada na população negra senão pela chave do racismo estrutural?”, questiona o relatório.

No ranking a Bahia aparece como o estado mais letal do Nordeste. O estado registrou 787 mortes por forças policiais, destas, 606 tiveram identificação de raça e 98% eram negras.

No Ceará, segundo estado mais letal do Nordeste, por exemplo, 145 mortes por forças policiais foram registradas.

Houve aumento de 21,08% de mortes por policiais em 2020 em comparação ao ano anterior, quando foram registradas 650 mortes pela polícia.

Segundo o documento, a Bahia fica atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo em número de mortes registradas em 2020. Foram respectivamente 415, 317 e 203 mortes em cada uma.

“Nossa obrigação, como pesquisadores, ativistas e defensores de direitos, é apoiar com dados, argumentos e incidência nas mídias comunitárias e sociais, os movimentos de mulheres negras e de grupos antirracistas de periferia. São eles e elas que irão mudar as polícias”, diz trecho do relatório.

A TARDE