Paraíso do Tuiuti levanta arquibancadas com enredo contra o golpe

0

Paraíso do Tuiuti levanta arquibancadas com enredo contra o golpe

temer-tuiuti
O ‘Temer vampiro’ foi destaque na Paraíso do Tuiuti

Com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, sobre os 130 anos da Lei Áurea; a agremiação denunciou o golpe jurídico, midiático e parlamentar de 2016 contra a presidenta deposta Dilma Rousseff. Não faltaram duras crítica ao atual governo de Michel Temer (MDB). Em uma das alas, como a reforma trabalhista e da Previdência representariam essa nova escravidão no Brasil.

— Eu acho que a gente está fazendo uma coisa que todo mundo quer. Todo mundo quer botar pra fora, as pessoas querem gritar o “Fora Temer”, as pessoas querem se manifestar e é forma de manifestar da minha parte — disse a jornalistas o professor de história Léo Morais, que interpretou o ‘Michel Temer Vampiro” na última alegoria da escola; intitulada “Navio neo tumbeiro”.

Outra ala de destaque no desfile da Tuiuti foi a dos “manifestantes fantoches”. Esta ironizou os chamados ‘paneleiros’ que saíram às ruas com camisetas da seleção brasileira; pedindo o impeachment de Dilma. A escola de samba utilizou mãos gigantes representando a mídia, que controlava esses ‘paneleiros’; envolvidos por patos amarelos, em referência à campanha da Fiesp contra o aumento de impostos que inflamou a população contra o governo petista.

A passagem das últimas alas e alegorias levou a plateia ao delírio, que aplaudiu e respondeu à agremiação com um “Fora, Temer”, rapidamente abafado pela transmissão da Globo.

‘Que desfile!”
O enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos soltou o grito que estava preso na garganta de milhares de brasileiros na madrugada desta segunda-feira 12 durante desfile da escola Paraíso do Tuiuti, na primeira noite deste Carnaval na Sapucaí.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), criticou a reação da Globo: “E teve climão na Globo pra comentar o desfile com críticas ao golpe que a própria Globo apoiou”. Em outro post, ela havia registrado: “Momento incrível no carnaval de domingo: A Paraíso do Tuiuti registrou no Sambódromo o golpe no país; a manipulação de parte da sociedade e os efeitos terríveis de um governo ilegítimo alçado ao poder dentro da ruptura democrática!!! Que desfile!!!”.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), também do Rio de Janeiro, rasgou elogios à escola: “Que desfile! A Paraíso do Tuiutí levou o #ForaTemer à avenida, criticou a Reforma Trabalhista do presidente vampirão – também presente na Sapucaí – e falou sobre escravidão. Arrasaram!”.

Assista ao desfile da Paraíso do Tuiuti:

Correio do Brasil