Pfizer pede aprovação de emergência para vacina contra Covid-19

0

Pfizer pede aprovação de emergência para vacina contra Covid-19

31/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic
PFIZER PEDE APROVAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA VACINACONTRACOVID| Foto: REUTERS/Dado Ruvic

O pedido emergencial da Pfizer/BioNTech para comercializar a sua vacina deve ser feito nesta sexta-feira 20, anunciou o governo americano, e a vacina autorizada em dezembro. Os Estados Unidos são o país mais atingido pela epidemia de Covid-19, com 2.239 mortes registradas em apenas 24 horas.

Segundo o secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, os documentos devem ser enviados ainda nesta sexta para a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA. A mesma informação já havia sido antecipada pelo co-fundador da BioNTech nesta quinta (19).

A gigante farmacêutica norte-americana Pfizer e a BioNTech, uma pequena empresa alemã de biotecnologia, anunciaram na quarta-feira que sua vacina é 95% eficaz na prevenção da Covid-19, de acordo com os resultados completos de seu ensaio clínico em larga escala.

O secretário americano acrescentou que o governo dos Estados Unidos “espera” que a Moderna, empresa americana que também compete para desenvolver e distribuir uma vacina contra a Covid-19, também envie “em breve” seu pedido para aprovação.

Uma autorização de emergência é uma autorização temporária ou condicional concedida para responder a uma situação de emergência, como uma pandemia. Pode ser revogada ou modificada se surgirem novos dados sobre a eficácia ou segurança da substância.

Carta Capital