Prefeitura de Valente realiza encerramento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos ( SCFV) na sede e na zona rural

0

Prefeitura de Valente realiza encerramento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos ( SCFV) na sede e na zona rural

WhatsApp-Image-2019-11-28-at-17.13.26
o intuito de complementar o trabalho social com as famílias, bem As atividades tem como objetivos efetivar a prevenção de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo a autonomia, os vínculos e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A Prefeitura Municipal de Valente, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania e dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS Casas Populares e CRAS Pai Neném (Bairro Juazeiro), realizou durante toda esta semana diversos eventos de encerramento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos – SCFV, que é um serviço ofertado com o intuito de complementar o trabalho social com as famílias, bem como efetivar a prevenção de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo a autonomia, os vínculos e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

No Distrito de Valilândia foi realizado o encerramento das oficinas de artesanato, bem como do trabalho de futsal, realizado pelo SCFV com os adolescentes e jovens daquela comunidade.

Valilândia
Encerramento de atividades Distrito de Valilândia.

Na sede do CRAS Casas Populares, localizado no Conjunto Habitacional Roberto Oliveira Santos foi realizado o encerramento do grupo de balé.

Populares-balé
Encerramento grupo de balé na sede do CRAS Casas Populares.

Já no Clube Social Umburana, foi realizado o encerramento das atividades com o Grupo de Mulheres e das oficinas de dança e artesanatos. Um dia de muita descontração e lazer com direito a banho de piscina, brincadeiras e outras atividades.

Populares-Clube
Encerramento de atividade com o grupo de Mulheres do CRAS Casas Populares.

No Distrito de Santa Rita de Cássia foi realizado o encerramento das atividades com o Grupo de Mulheres, bem como as atividades das oficinas de dança desenvolvidas no referido Povoado.

Santa-Rita
Encerramento de atividade com o Grupo de Mulheres no Distrito de Santa Rita de Cássia.

Na sede do CRAS Pai Neném no Bairro Juazeiro aconteceu o encerramento das atividades de 2019 com o grupo de mulheres.

Cras-Juazeiro
Encerramento de atividade com Grupo de Mulheres no CRAS Pai Neném, Bairro Juazeiro.

O Grupo de Mulheres do Povoado de Recreio também teve suas atividades de 2019 encerradas com um grande evento, que encerrou as oficinas de teatro e balé.

Recreio
Encerramento de atividade com Grupo de Mulheres Povoado de Recreio.
Recreio-Balé
Encerramento de Balé, Povoado de Recreio.

A comunidade de Boi Novo é mais um Povoado beneficiado pelo Serviço….. – SCFV, onde são realizadas oficinas de balé, cujas atividades foram encerradas nesta semana.

Boi-Novo
Encerramento de balé, Povoado de Boi Novo.

Também no Povoado de Junco, as atividades do grupo de Mulheres tiveram suas atividades 2019 encerradas.

Junco-1
Encerramento das atividades com Grupo de Mulheres no povoado de Junco.

Outras comunidades também são beneficiadas com atividades do SCFV, como a Comunidade de Ferros, onde é desenvolvido oficinas de dança, na Comunidade de Santana é desenvolvido o trabalho com o futsal, na Formiga oficinas de balé e teatro, no Cipó de Leite acontece oficinas de balé e futsal e na Comunidade de Varginha é desenvolvido a atividade de Futsal.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos – SCFV foi ampliado desde 2017, criando vários núcleos nos Bairros e Povoados e desta forma abrangendo todo o Município, principalmente a zona rural, não sendo necessário o deslocamento dos cidadãos até a sede do município para participarem das atividades do referido serviço.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Karol Mota, ressaltou que o SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. Seu principal objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários”. Explicou a secretária, ressaltando que este ano de 2019 foi bastante positivo para o SCFV, em cujo serviço foi possível atender satisfatoriamente aos usuários e mensurar bons resultados.

Informações e Fotos da Assessoria de Comunicação da PMV