PROJETO DE QUALIFICAÇÃO AUDIOVISUAL “LUZ, CÂMERA, SERTÃO”, DESENVOLVIDO PARA JOVENS, AGENTES CULTURAIS, PRODUTORES, GESTORES E ARTISTAS FOI LANÇADO EM SÃO DOMINGOS

O lançamento do projeto contou com a participação da atriz Rafaela Ferreira, que interpreta a Nanci de “As Aventuras de Poliana”, dos orientadores Erik Vesch, Leo Veneza, Elismar Carvalho, Alex Maia e de André Actis, coordenador do projeto social TV Pelourinho.

O Distrito de Santo Antônio, em São Domingos- Bahia, localizado no Território de Identidade do Sisal, a 250 quilômetros de Salvador-Bahia, foi palco do tão esperado lançamento oficial do projeto “Luz, Câmera, Sertão!”. O evento aconteceu na Ocupação Cultural Dona Nêga, na noite da última segunda-feira (9) e teve a participação expressiva da população local e regional.
Apresentado oficialmente pelo Idealizador e Produtor Cultural Paulo Freitas, e também responsável pela mediação da mesa de conversa, “O Cinema como Ferramenta de Transformação Social”, o qual fizeram parte a atriz Rafaela Ferreira, que interpreta a Nanci de “As Aventuras de Poliana”, os orientadores Erik Vesch, Leo Veneza, Elismar Carvalho, Alex Maia e André Actis, coordenador do projeto social “TV Pelourinho”. O evento possibilitou ao público em geral um diálogo sobre a área da produção audiovisual.

Na mesa de conversa, os orientadores e representantes do mercado audiovisual destacaram a importância do projeto para a região enquanto um espaço de promoção do desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do Audiovisual. Ou seja, promover o desenvolvimento profissional no universo do audiovisual e da economia criativa, propiciando uma articulação que estimula a autonomia e visa a inserção de jovens no mercado de trabalho. Além disso, foi levantada a questão do desmonte da ANCINE – Agência Nacional do Cinema pelo atual governo federal.
O produtor cultural Paulo Freitas, falou da importância da transmissão de saberes entre os mais velhos e os mais jovens, e atentou para o fato do município de São Domingos não possuir um espaço exclusivamente para atividades culturais. A ausência de espaços culturais no município desestimula as criações artísticas.
Até o mês de maio de 2020, serão realizados uma série de cursos inteiramente gratuitos na área da produção audiovisual, desenvolvido para jovens, agentes culturais, produtores, gestores e artistas residentes na cidade de São Domingos e região do Sertão da Bahia. São disponibilizadas 160 vagas, todas gratuitas.
Preservação da Cultura Tradicional
O encerramento do evento foi marcado pela alegria contagiante da apresentação de reisado do “Grupo da Alegria”. O grupo chamou a atenção de toda a população presente com a brilhante apresentação de cantoria de reis, que foram seguidas por um samba, com um ritmo frenético e com versos que se repetiam inúmeras vezes com muita alegria.
O grupo Reisado da Alegria, está ativamente desde o ano de 1949 e em 2019 completou 70 anos de existência chamando a atenção de toda a população (crianças, jovens e adultos) até os dias atuais. A apresentação permitiu ao público presente um cenário rico em cores, sons e tradições, e mostrou a importância de mantermos essa cultura viva para as próximas gerações, que muitas das vezes, não conhecem a riqueza dessa atividade cultural tradicional na região.
A iniciativa é uma idealização do Produtor Cultural Paulo Freitas e é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Para mais informações: https://www.luzcamerasertao.com/
Por Emerson Avelino e Fotos de Rodrigo Lima e Isadora Salvatore