Temer vai enviar ao Congresso projeto de lei para privatizar Eletrobras

0

Temer vai enviar ao Congresso projeto de lei para privatizar Eletrobras

temer-se-reuniu-com-cupula-do-governo-e-lideres-da-base-aliada-no-congre
Expectativa do governo federal é arrecadar R$ 12 bilhões com venda da estatal

Entre os principais temas da reunião de Michel Temer com a cúpula do governo e com líderes da base aliada nesta segunda-feira (6), o presidente comunicou a intenção de enviar à Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe a privatização da Eletrobras.

A expectativa é que o governo arrecade cerca de R$ 12 bilhões com a venda da companhia energética.

Mais cedo, já circulava a informação de que o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, tinha pronta a apresentação de uma proposta da nova modelagem da Eletrobras a Temer. O assunto foi discutido na tarde desta segunda-feira (6) com o presidente, em reunião no Palácio do Planalto, e com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, entre outros.

A privatização da principal estatal do setor elétrico, com a possibilidade de venda de ações na Bolsa de Valores, foi anunciada pelo governo em agosto deste ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a medida tem o objetivo de dar mais competitividade e agilidade às operações da empresa.

Na semana passada, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que a análise técnica já foi concluída e cabe aos ministros definir o percentual que cada investidor poderá ter no bloco de controle.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou, mais cedo, em evento com empresários, na Espanha, que os detalhes do processo serão divulgados em breve. Na palestra, o ministro adiantou que o governo deve diminuir sua participação na Eletrobras para menos de 40% e que a oferta de ações na Bolsa podem começar já no primeiro semestre do ano que vem. As informações foram divulgadas na conta do Twitter do Ministério do Planejamento.

Jornal do Brasil